top of page

Atividades

Citar e incentivar o uso de livros e de jogos como quebra-cabeça, memória, pega-vareta e outros, de acordo com a faixa etária e como alternativa do uso das telas.

As brincadeiras analógicas propiciam o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da socialização da criança.

Objetivos

Orientar crianças, adolescentes e responsáveis sobre a importância do sono, bem como sobre a melhoria da qualidade de vida que ele pode proporcionar se corretamente usufruído.

Estratégias Previstas

        Abertura dando esclarecimento aos pais sobre o conteúdo da proposta e sua origem, conduzindo os nossos estudos sobre o sono, com duração de três meses.

      Abordar que muitos fatores impedem a realização de um sono de qualidade, focalizando o grande prejuízo causado pelas telas.

       Ressaltar a importância fundamental da colaboração dos pais para que os objetivos do curso sejam alcançados.

Inicialmente, para nortear nosso trabalho, vamos obter dados da realidade da criança através de um pequeno questionário e de uma agenda semanal TDC. Tendo como opção a supervisão dos pais.

Metodologia

        Aulas online, através do Zoom, com até 40 minutos de duração, ministradas quinzenalmente em horário a combinar durante 3 meses. Há opções a se combinar.

 

        Investimento para aulas quinzenais:

 

        Exibição de pequenos vídeos motivacionais pela internet ou enviados.

        As aulas serão predominantemente participativas, com relatos, troca de experiências e análise de dúvidas, sendo complementadas sempre que necessário.

        Gradativamente, para manter o interesse pelo trabalho, vamos enaltecer os resultados que foram obtidos com sucesso, oferecendo novidades.

Conteúdo

        Conscientização da importância do sono, compreendendo o trabalho que o cérebro faz para o nosso bem-estar ao dormirmos. O sono tem como pilar o sustento de nossa saúde física e mental.

        Focalizar a diversidade de ações durante o dia, que, sem agitação, devem destinar tempo: para alimentação, hidratação, pausa de descanso, ao lazer, aos exercícios ou ocupações familiares.

 

        Divulgar estudos feitos sobre o prejuízo causado pelo uso excessivo das telas, tais como o imediatismo, a dificuldade de concentração, a ansiedade.

        Sugerir a criação de rotinas previsíveis de atividades noturnas que precedem o sono, estabelecendo horários para dormir, precauções com o escurecimento, o silêncio e o conforto do quarto, bem como procedimentos precedentes como o tipo de alimento, vídeos com músicas para dormir, dentre outros que ajudam o sono.

logos_edited.png
Estudantes_edited.jpg
bottom of page